A Petroend fornece serviços com os seguintes profissionais qualificados SEQUI / SNQC/ FBTS:
Entende-se por Inspetor de Soldagem o profissional qualificado e certificado, segundo os requisitos estabelecidos pelo Sistema Nacional de Qualificação e Certificação de Inspetores de Soldagem, empregado pela executante dos serviços, para exercer as atividades de controle de qualidade relativas à soldagem. A função de Inspetor de Soldagem é contribuir para a garantia da qualidade de produtos e serviços que utilizam a soldagem como processo de fabricação e montagem.
O método de ensaio baseia-se no fenômeno da reflexão (eco) da energia sonora (ultra-som) pelas descontinuidades existentes nos cabeçotes pelo fenômeno piezoelétrico (energia elétrica transformada em mecânica, isto é, o cristal vibra e emite ultra-sons ao ser excitado eletricamente). O ultra-som é introduzido na peça e é refletido por descontinuidades. Esta reflexão é reabsorvida pelo cristal (efeito contrário) e é transformada pelo aparelho em sinal visual no osciloscópio. A aparência do osciloscópio nos permite “decifrar” tipo e localização das descontinuidades.
A inspeção visual é um tipo de avaliação não destrutiva que pode ser realizada através do método direto ou remoto. Este método consiste na comparação entre o verificado pelo inspetor e padrões descritivos fornecidos por normas técnicas.
Este método baseia-se no fato de que uma descontinuidade na superfície de uma peça causa alterações em um campo magnético introduzido ou induzido na mesma. Esta alteração pode causar fuga de fluxo magnético e tem propriedade de atrair partículas magnéticas. Esta alteração permite visualizar defeitos existentes na superfície ou próxima à superfície das peças de materiais ferromagnéticos.
O Inspetor Dimensional Nível 1 é um profissional que atua diretamente na obra ou em fábrica executando o controle dimensional de equipamentos conforme projetos, na preparação , durante o processo de fabricação e após à finalização fazendo a medição e o controle da qualidade , baseado nos parâmetros estabelecidos nas normas de projetos e procedimentos existentes, enquanto o Inspetor Dimensional Nível 2, além das atribuições do Inspetor Nível 1, é o profissional responsável que assina relatórios, elabora as instruções e procedimento.
O método do ensaio consiste em fazer penetrar na descontinuidade, aberta para superfície, um líquido geralmente, na cor vermelha, e que após a remoção do excesso na superfície faz-se sair da descontinuidade o líquido retido através de um revelador. A imagem da descontinuidade (o líquido penetrante em cor contrastante com o revelador-vermelho e branco) fica então visível.
A inspeção de fabricação é uma das principais técnicas de avaliação da qualidade de materiais e equipamentos e de fundamental importância para Clientes que adquirem equipamentos para novos empreendimentos, expansões ou substituições dos existentes e não possuem equipe própria de inspeção.As principais atividades realizadas são:
- Estabelecimento de um Plano de Inspeção de comum acordo com o Cliente e o fornecedor
- Visitas para avaliar o processo de fabricação, de acordo com o Plano pré-estabelecido
- Exame de todos os documentos necessários ao bom desempenho da inspeção de fabricação, como: ordem de compra, procedimentos de inspeção, especificações, normas, procedimentos do fornecedor, desenhos aprovados, modelos de relatórios de controle ou ensaios e outros documentos julgados necessários
- Verificação das possibilidades de realização de todos os ensaios preconizados pelo Plano de Inspeção, normas e especificações implicitamente aceitas pelo fornecedor, que deverá dispor de todos os aparelhos e instrumentos de medição e testes necessários à execução dos ensaios previstos, os quais deverão ser calibrados periodicamente
- Auditoria dos procedimentos e pessoal qualificado para a execução dos processos especiais, como soldagens e ensaios não destrutivos
- Elaboração de relatório de visita completo, descrevendo todos os resultados obtidos, as ocorrências, irregularidades, divergências, ações corretivas e providências tomadas
Consiste em submeter o material, após preparo adequado, à ação por solução química somente ou ainda associada a uma alteração eletrolítica através de dispositivo apropriado, e observação da coloração do papel-filtro ou da peça ensaiada para comparação com padrões de cores.
O Ensaio de Estanqueidade tem sido largamente empregado em testes de componentes pressurizados ou despressurizados onde existe o risco de escape ou penetração de produtos, comprometendo o sistema de contenção, assumindo desta maneira, uma importância muito grande quando se trata da proteção ao meio ambiente, onde a flora e fauna e ainda pessoas ou populações podem ser atingidas seriamente.
Os métodos aplicados no ensaio de estanqueidade são: medir Pressão ou Vácuo com alta precisão, método da Bolha, método da Variação de Pressão, detecção de vazamento por meio de Fluido Frigorígeno ou de aplicação de gás Hélio com o respectivo aparelho detector e, modernamente, a localização de vazamentos de gases e líquidos por ultra-som.
Os métodos aplicados no ensaio de estanqueidade são: medir Pressão ou Vácuo com alta precisão, método da Bolha, método da Variação de Pressão, detecção de vazamento por meio de Fluido Frigorígeno ou de aplicação de gás Hélio com o respectivo aparelho detector e, modernamente, a localização de vazamentos de gases e líquidos por ultra-som.